quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cultura e Diversificação Guineense

A Guiné-Bissau possui uma herança cultural bastante rica e diversificada. A cultura varia de etnia para etnia, exprimindo-se na diferença linguística, na dança, na expressão artística, na profissão, na tradição musical e até nas manifestações culturais. A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diferentes grupos étnicos.
Na cultura guineense não podem ser desprezadas as manifestações de dois dos grupos étnicos com maior representação, os Fula e os Balanta. Enquanto os Fula se regem por um sistema económico e feudalista com uma organização fortemente hierárquica, os Balanta organizam-se em comunidades, não havendo diferenciação de classes, e possuem propriedades comunitárias.
Os povos animistas caracterizam-se pelas suas belas e coloridas coreografias. No dia-a-dia, estas fantásticas manifestações culturais podem ser observadas na altura das colheitas, dos casamentos, dos funerais e das cerimónias de iniciação.
O estilo musical mais importante do país é o gumbé. O Carnaval guineense é completamente original, com características próprias, tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do País.
A cultura do país reflecte-se também na arte Bijagós, arte fula, arte mandinga, arte nalú, cestaria, olaria, tecelagem e outros.



1 comentário:

  1. Ola miúda! Sim senhora!!! O teu blog é de uma grande inspiração à história das tuas origens! Muito interessante e uma boa forma de eu aprender um pouco de guineense. Continua assim, que terás um excelente blog! Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar